Orientações Pré-Cirúrgicas

1 – JEJUM
É obrigatório o jejum completo de 8 horas, incluindo água, para a cirurgia. Discutir com seu médico a necessidade de manter ou suspender a ingestão de medicações usados diariamente.

2 – PREPARO DA PELE PARA A CIRURGIA
O banho com um antisséptico reduz o número de bactérias presentes na pele, diminuindo assim o risco de infecção na cirurgia. É recomendado pelo menos três (3) banhos como medida profilática. O antisséptico indicado é o degermante clorexidina 2% ou 4%, encontrado em casas hospitalares ou farmácias de referência.
Realizar os banhos de aspersão conforme a orientação abaixo:
– Dois banhos no dia anterior da cirurgia (manhã e noite) e um banho na manhã da cirurgia, antes da saída para o hospital. Modo de usar: molhar e ensaboar todo o corpo com a clorexidina degermante. Deixar a espuma agir por 3 minutos e enxaguar após. Não utilizar hidratantes, loções, óleos ou cremes após o banho para não retirar a proteção da clorexidina.

3 – HORÁRIO
Chegar com pelo menos 02 horas de antecedência ao setor de internação do hospital onde será realizado a cirurgia. Para algumas cirurgias de maior porte pode ser necessário internar-se no dia anterior ao procedimento. Neste caso, seguir conforme orientação do seu médico.

4 – DOCUMENTOS NECESSÁRIO PARA INTERNAÇÃO NO DIA DA CIRURGIA
Levar documentos pessoais (RG, CPF, Carteira do plano de saúde).
OBS.: Não esquecer os exames realizados – exames de sangue, risco cirúrgico, RX, tomografia e ressonância (incluindo o laudo do médico radiologista e o CD).

5 – VESTIMENTAS E OBJETOS PESSOAIS
O hospital dispões de um kit para higiene pessoal e roupas para uso exclusivo durante a internação. Levar chinelo (de preferência antiderrapante e fácil de calçar) e outros objetos de interesse (livro, computador, etc). Evitar levar anéis, relógios, brincos ou qualquer outro tipo de jóias.
OBS.: É importante que seja removido esmaltes ou qualquer outro produto utilizado sobre as unhas no dia anterior a cirurgia.

6 – MEIAS ELÁSTICAS
A prevenção da trombose venosa durante o período de recuperação da cirurgia é feita utilizando-se medicamentos (heparina ou derivados aplicados diariamente) associado aos cuidados de prevenção mecânica (uso de meias elásticas de compressão). Antitrombo 7/8. As meias serão utilizadas durante todo o período de pós-operatório, sendo retirada para o banho e para dormir.
Para que a meia tenha máxima eficiência, é necessário medidas corretas da circunferência de sua perna – discutir com seu médico.

7 – USO DE CINTAS OU COLETES
Algumas cirurgias necessitam de imobilização com cinta elástica e ou colar cervical

8 – SOBRE DOENÇAS.
Informar ao anestesista sobre doenças pré-existentes, mesmo que não esteja mais em tratamento. Informar também sobre internações e cirurgias prévias, medicações de uso diário, alergias e efeitos adversos ao uso de medicações.
Caso tenha ficado resfriado ou gripado no dia anterior a cirurgia, entre em contato com a clínica Regenera. Em algumas ocasiões, e a depender da cirurgia a ser realizada, é mais prudente o adiamento do procedimento.
OBS.: Se por algum motivo pessoal você acredita que não poderá ser operado na data agendada, avise com antecedência. Lembre-se que há uma grande estrutura esperando por você.